Notícias

Secretaria de Serviços Urbanos reforça trabalho de desinfecção de espaços públicos

  • Publicação: 08/12/2020 12:19h
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 936

Foto

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente intensifica a partir desta semana o serviço de desinfecção de vias e espaços públicos com grande circulação de pessoas. A decisão de intensificar ações para conter o avanço de contaminação do novo coronavírus foi tomada após o aumento do registro de casos de Covid-19 na cidade. Na semana passada o Governo do Estado anunciou que todos os municípios paulistas retornam para a Fase Amarela do Plano São Paulo de Retomada Consciente. A Administração Municipal orienta as pessoas a respeitarem os protocolos sanitários e evitarem aglomerações.

O trabalho de desinfecção foi iniciado pela Prefeitura em março deste ano como uma ação preventiva. A higienização, que consiste na pulverização de uma solução de 1% de hipoclorito de sódio, é realizada sempre no período noturno, a partir das 20h. A solução é aplicada nos ambientes com a ajuda de nebulizadores, o que faz o produto se espalhar com mais uniformidade e garantir uma melhor cobertura dos espaços.

Serão atendidos os principais pontos de circulação pública da região central como as praças Dom Pedro, incluindo o Terminal de Ônibus, Rui Barbosa e Prudente de Moraes. No cronograma da equipe de desinfecção também estão o Museu Ferroviário (Antiga Estação Ferroviária); praça da Liberdade; Concha Acústica; Pista de Skate; pontos de maior movimento do Parque Ecológico; Floresta Parque; praça da Ccecap I; praça Bonachella; Boulevard da Cecap; Terminal Rodoviário; Parque Corolla; Ponto Cidadão; praça do Cato e praças do Jardim Tropical e Parque das Nações; além das unidades de saúde.

Desde que iniciou esse trabalho, a Prefeitura contou com a parceria de algumas empresas para o trabalho de desinfecção de ruas. A John Deere e a Yanmar forneceram tratores para a pulverização e a MM Service Ambiental, disponibilizou equipamentos, produtos e uma equipe própria para ajudar no trabalho, que deve ser retomado nos próximos dias.

Esterilização de ambulâncias

Para as desinfecção de ambulâncias, a Prefeitura possui o esterilizador Hyperviolet, que foi doado ao município pela empresa Zasso Brasil em parceria com o piloto brasileiro de automobilismo Lucas Di Grassi. O equipamento utiliza tecnologia ultravioleta para a esterilização de veículos e ambientes fechados, eliminando vírus e bactérias de forma segura, rápida e econômica.

A higienização tradicional é feita imediatamente após o transporte de todos os pacientes, e é reforçada com o equipamento de ultravioleta sempre que é feito transporte de pacientes com problemas respiratórios.

O Hyperviolet emite luz ultravioleta C (UVC) com capacidade de eliminar vírus de todos os locais atingidos em poucos minutos. A luz destrói o DNA dos microorganismos e tem eficácia de 99,9% de efeito germicida. A vantagem sobre os outros tipos de desinfecção de ambientes é justamente o alcance e a rapidez na esterilização, incluindo superfícies e o ar do ambiente, sem a utilização de nenhum químico ou subproduto.

De acordo com a direção da Zasso, a máquina foi criada no País com o propósito de ajudar na luta dos brasileiros nesse período de pandemia e pós pandemia. A eficácia da tecnologia é comprovada cientificamente e já é utilizada em outros países na desinfecção de trens, metrôs, aviões e hospitais.


Notícias relacionadas